Em meados de setembro de 2021, surgiu rumores na cidade de Sinop sobre a irregularidade das chácaras de acordo com a legislação. E infelizmente nesse meio estava inserida as chácaras das Comunidades Felícia Etapa I, Etapa II e Comunidade Estrela as quais poderiam ser embargadas pelo município de Sinop, causando sensação de insegurança pessoal e jurídica, preocupação e receios com inquietações em relação ao futuro dos chacareiros.
Devido a essa situação os proprietários Senhores Almiro e Nilson Shumann procuraram o proprietário Senhor Luís e sua esposa Alexandra Cortes para uma troca de ideia referente a essa situação. Nessa conversa surgiu a ideia de criar uma Associação para fortalecer e dar suporte se necessário na luta pela regularização das chácaras de forma coletiva como um problema social da comunidade não mais de cunho individualizado. Sendo assim foi organizado algumas reuniões juntamente com os demais proprietários moradores dessas comunidades bem como teve a participação do Secretário de Industria e Comercio Senhor Kleyton o qual deixou bastante evidente a importância de se ter uma Associação lutando pelos interesses os quais os proprietários estavam em busca.E assim a caminhada que timidamente estava iniciando, percebeu-se que uma Associação não atenderia plenamente os anseios de parte dos associados.
Nesse contexto a ideia do Cooperativismo foi gradativamente tomando corpo, sendo substancialmente reforçada e estimulada pelo apoio recebido de Secretários Municipais bem como de parte do executivo na pessoa do Sr. Prefeito Municipal Roberto Dorner que manifestaram interesse em incentivar as Cooperativas voltadas à agricultura familiar tendo como plano piloto com ênfase ao fornecimento de alimentos para merenda da rede escolar e afins do município com possibilidades de acesso a Programas especiais de apoio logístico e financeiros para incentivo ao crescimento e desenvolvimento do Cooperativismo e agricultura familiar do Município de Sinop MT.
Com experiencias sulistas de cooperativismo a projeção de abertura de mercado ao segmento familiar impulsionou o espírito associativista dos partícipes do quadro da diretoria provisória, estimulando um esforço conjugado de difundir e divulgar a criação de uma cooperativa na comunidade sinopense.
E com muito orgulho fruto uma semente foi plantada e germinada pelo esforço e dedicação de todos o sonho tornou-se realidade, o nascer da Cooperativa de Agricultura Familiar de Sinop/MT – COOPERAFS. É imperioso salientar que não se trata de um produto acabado, mas um projeto real e concreto em contínua construção e aperfeiçoamentos sem prazo para acabar, mas de evolução constantemente.
A COOPERAFS deu seu início e aqui se manifesta no compromisso de levar a muitos o incentivo aos pequenos produtores no fomento as políticas públicas pois os pequenos agricultores contribuem significativamente com o desenvolvimento econômico do país. Onde o agricultor familiar tem uma relação muito próxima com à terra, com seu local de trabalho e moradia tendo uma produção equilibrada entre os alimentos destinados à subsistência da família e os vendidos ao mercado.
Na Cooperafs, o agricultor familiar encontra apoio, valorização e oportunidades para crescer com dignidade. Juntos, fortalecemos a produção local, promovemos a sustentabilidade e construímos um futuro mais justo no campo.
Cooperafs © Todos os direitos reservados